A Galeria Laguna, na Avenida do Batel, em Curitiba (PR), é um edifício de 1.019,60 m² de área construída, implantado em um terreno de 1.769,20 m². Desenvolvido pela Construtora Laguna, com projeto arquitetônico do Estúdio 41, o empreendimento foi concluído em 2021 e inaugurado em setembro de 2022.
O edifício reúne um dos conjuntos de certificações ambientais mais abrangentes obtidos por uma edificação: LEED Platinum, com 103 pontos — a maior pontuação registrada globalmente para a certificação —, as quatro certificações LEED Zero (Energia, Água, Resíduo e Carbono), além de TRUE Platinum e WELL Platinum.
Desenvolver um sistema de climatização compatível com os requisitos de desempenho ambiental e qualidade do ambiente interno estabelecidos pelas certificações LEED e WELL, conciliando renovação e qualidade do ar com o elevado desempenho energético exigido pelo empreendimento.
O projeto também deveria prever a expansão futura dos sistemas de climatização, permitindo a ampliação da operação sem necessidade de retrabalho.
A Michelena Engenharia desenvolveu o projeto de climatização da Galeria Laguna com sistemas VRF de expansão direta, estruturados para atender às áreas atuais e permitir a expansão futura do empreendimento.
LEED Zero nas quatro categorias: Energia, Água, Resíduo e Carbono
Certificações TRUE Platinum e WELL Platinum.