Registro / SP
O Empreendimento
O Centro de Distribuição do Grupo Boticário, em Registro (SP), foi inaugurado em fevereiro de 2010, com 30.000 m² de área construída em um terreno de 130.000 m². Na época, era o maior centro de distribuição da rede.
O Desafio
Uma área do galpão destinada à separação de produtos apresentava desconforto térmico para os colaboradores. O projeto de climatização desenvolvido inicialmente por outra empresa previa 420 TR para atender 5.800 m², resultando em um investimento considerado elevado pelo cliente.
A Michelena Engenharia foi chamada para reavaliar a solução, buscando ampliar significativamente a área climatizada sem aumentar proporcionalmente a capacidade instalada e o investimento.
Soluções Desenvolvidas
A partir da reavaliação do projeto, a Michelena Engenharia desenvolveu uma solução de climatização por fluxo de ar por deslocamento e água gelada, permitindo ampliar a área atendida de 5.800 m² para 9.800 m², com capacidade instalada de 500 TR.
- Sistema de distribuição de ar por deslocamento, adequado às características do galpão e à ocupação da área de separação;
- Central de água gelada composta por dois chillers centrífugos, totalizando 500 TR;
- Sistema de bombeamento primário variável, reduzindo o consumo de energia em condições de carga parcial;
- Modelagem CFD desenvolvida em parceria com a Petinelli para validar o comportamento do fluxo de ar antes da implementação;
- Solução implantada e em operação, proporcionando conforto térmico à área atendida.
Equipe de Projeto e Construção
- Cliente: Grupo Boticário;
- Projeto de Climatização: Michelena Engenharia;
- Modelagem CFD: Petinelli;
- Instalação de Climatização: Enclimar;
- Principais equipamentos: York, Armstrong, Belimo, Korper.
Destaques
- 9.800 m² climatizados com 500 TR, frente aos 5.800 m² previstos no projeto originalmente desenvolvido para o cliente;
- 69% mais área atendida (5.800 m² → 9.800 m²), com apenas 19% de incremento na capacidade instalada (420 TR → 500 TR), em relação à solução convencional inicialmente calculada;
- Solução de climatização por fluxo de ar por deslocamento, validada por modelagem CFD.