Escola Técnica Roberto Rocca

Terceira unidade global da rede de ensino técnico do Grupo Techint.
rio de janeiro / RJ

O Empreendimento

A Escola Técnica Roberto Rocca (ETRR), no Distrito Industrial de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, é a terceira unidade global da rede internacional de ensino técnico criada pelo Grupo Techint, com outras unidades na Argentina e no México. O campus ocupa um terreno de 160.000 m² e reúne cerca de 9.000 m² de área construída, com laboratórios tecnológicos, salas de aula, auditório, refeitório e ginásio poliesportivo.

Inaugurada em março de 2026, a escola oferece Ensino Médio Técnico em Eletromecânica e Mecatrônica, com foco em formação para a Indústria 4.0, e terá capacidade para 576 alunos.

O Desafio

Projetar a climatização de um campus técnico-industrial com ambientes de características muito diferentes — laboratórios, salas de aula, áreas administrativas, auditório, cantina e ginásio — cada um com requisitos específicos de climatização e renovação de ar.

O projeto também precisou considerar as características das fachadas com brises, além de prever uma solução específica para o data center.

Soluções Desenvolvidas

A Michelena Engenharia desenvolveu o projeto de climatização de todo o campus, com central de água gelada de 378 TR e sistemas específicos para cada tipo de ambiente.

  • Central de água gelada com seis chillers de 63 TR, totalizando 378 TR.
  • Bombeamento primário de vazão fixa e secundário de vazão variável com tecnologia sensorless.
  • Fan-coils hidrônicos para áreas administrativas, circulações, laboratórios, salas de aula e cantina, com ar externo filtrado por sistema dedicado (DOAS).
  • Unidades de tratamento de ar para o auditório e o ginásio, com renovação de ar externo filtrado.
  • Sistema de expansão direta dedicado ao data center.
  • Sistemas de exaustão mecânica para os sanitários.
  • Automação integrada ao sistema de gestão predial da escola.

Equipe de Projeto e Construção

  • Cliente: Ternium / Grupo Techint
  • Projeto de climatização: Michelena Engenharia
  • Execução de engenharia civil e infraestrutura: Retrofit Engenharia

Destaques

  • Terceira unidade global da rede de ensino técnico do Grupo Techint.
  • 378 TR de capacidade instalada, distribuídas em seis chillers.
  • Climatização de ambientes com características distintas, incluindo laboratórios tecnológicos, auditório, ginásio e data center.
  • Campus com cerca de 9.000 m² de área construída e capacidade para 576 alunos.
MARCO

378 TR de capacidade instalada, distribuídas em seis chillers

Campus com cerca de 9.000 m² de área construída e capacidade para 576 alunos.

Compartilhar